Olá gurias! 🙂

Descobri sobre o Cronograma Capilar há um tempo e sempre recorro a ele quando meu cabelo está com “vida própria”, onde parece que nada realmente resolve, onde tudo funciona por poucos dias e depois volta ao estado de ele fazer o que bem entender (leia-se ficar armado, com pontas duplas e cheio de frizz!).

Antes eu só me preocupava em hidratar bem o cabelo, não me importando se a máscara era hidratante, nutritiva ou reconstrutiva. Nem sabia que existiam essas diferenças! Achava que somente se dividiam em máscara mais e outras menos hidratantes e acabou. Mas, depois de algumas leituras, vi que existem sim diferenças que explicam o porque do cabelo estar com aparência de hidratado, mas com as pontas secas, de estar com brilho, mas cheio de frizz. Para isso que serve o Cronograma Capilar, para você “equilibrar” o seu cabelo, dando a ele o que ele está precisando, seja hidratação, nutrição ou reconstrução.

Muita gente diz que isso é tudo bobagem, que como o fio é queratina morta, que não faz diferença, porém eu noto uma diferença enorme sempre que sigo o cronograma, principalmente nas pontas. Como meu cabelo não cresce muito rápido, o corte se mantém bem por mais de 3 meses, porém me obrigava a cortar a cada 3 meses por causa das pontas duplas e ressecadas.

Para iniciar o Cronograma Capilar, você precisará ter a sua disposição 3 tipos de máscaras capilares: a de hidratação, a de nutrição e a de reconstrução, mas como saber qual é qual? É simples, se prestar um pouco de atenção!

A máscara hidratante fará uma reposição hídrica ao cabelo, por isso é indicada para cabelo ressecado, rebelde, com queda, áspero, sem brilho, com frizz. É a máscara que você mais irá utilizar. São a base de Silicone, Colágeno, Lanolina, Ceramidas, Vitamina E, Pantenol, etc.

A máscara nutritiva irá fazer uma reposição lipídica ao cabelo. É fácil perceber quando o cabelo precisa de uma nutrição: os fios estão muito volumosos, com muito frizz e sem brilho. É a máscara que irá revezar mais com a hidratante. Seu ingrediente principal é óleo ou manteiga (argan, linho, coco, oliva, macadâmia, karité, cacau, cupuaçu, tutano, abacate, semente de uva, semente de girassol etc).

A máscara reconstrutora irá fazer uma reposição proteica aos fios. É indicado para quando os cabelos estão sem elasticidade e com muita quebra e pontas duplas. Normalmente, são máscaras a base de Queratina, Creatina, Cistina, Arginina, Aminoácidos, Colágeno. É indicada para cabelos danificados, ou seja, se usar demais, o fio ficará seco e quebradiço. É a máscara que menos irá usar (dependendo do aspecto do seu cabelo), normalmente 1 vez por mês ou a cada 15 dias é suficiente.

Então, o Cronograma pode ser seguido da seguinte maneira, mas sempre lembrando que é necessário saber o que o seu cabelo está mais precisando:

1ª semana: Hidratação, Hidratação e Nutrição
2ª semana: Hidratação, Hidratação e Nutrição 
3ª semana: Hidratação, Hidratação e Reconstrução
4ª semana: Hidratação, Hidratação e Nutrição

Lembrando que SEMPRE é necessário fazer a hidratação na etapa anterior a reconstrução (veja etapa acima) e o excesso de uso de produto reconstrutor poderá deixar o cabelo duro e seco, podendo causar a quebra do fio. Por isso a indicação de fazer somente 1 vez por mês ou a cada 15 dias no máximo.

O bom é que existem inúmeras máscaras que se enquadram, desde as mais caras até as mais baratas de “farmácia”. Resolvi voltar a fazer o Cronograma Capilar e vou mostrar o acompanhamento semanal para vocês. No total, o Cronograma vai durar 4 semanas e eu decidi utilizar máscaras achadas em supermercados e farmácias, junto com os produtos que tenho em casa, mas aqui vai uma lista de indicações (você precisa somente de um produto de cada grupo):

Hidratação:
TRESemmé hidratação profunda
Elseve Hidra Max Colágeno
Head and Shoulders Hidratação
Pantene Ultra Hidratante Hidratação

Nutrição:
Novex Óleo de Oliva
Seda Óleo Hidratação
Dove Óleo Nutrição
Tresemme Oil Radiante
Elseve Óleo Extraordinário

Reconstrução:
Seda Restauração Instântanea
Elséve Arginina Resist
Tresemme Keratin Intense
Tresemme Blindagem Platinum
Tresemme Reconstrução e Força
Pantene Restauração Profunda

Voltando a falar sobre o meu cabelo, esse é o estado que ele se encontra: cheio de frizz, armado e com pontas duplas (apesar de tê-lo cortado mês passado). Eu lavei e fiz escova, mas nada está conseguindo controlar realmente ele por muito tempo, ainda mais nos dias úmidos. O terror ataca, hahaha Eu acredito que isso foi causado pelos excessos de banhos quentes que ocorreram nos últimos dias, onde o frio tinha tomado conta do Rio Grande do Sul, juntamente com o uso do secador, já que o meu cabelo não possui qualquer tipo de química.

Como já comentei antes, eu pesquisei vários produtos de marcas mais conceituadas e ditas de salão, mas por fim, me decidi por produtos que são encontrados facilmente em supermercados e farmácias, juntamente com o que eu tinha em casa, aproveitando é claro para testar produtos que eu estava curiosa há tempos! Então, esses foram os escolhidos:

** Elseve Reparação Total 5+ Creme Finalizador Cicatri Creme
** Tresemme Keratin Intense Tratamento Termo-Ativado
** Shampoo Elseve Reparação Total 5+  Pré-Shampoo
** Condicionador Pantene Smooth & Sleek com Óleo de Argan (não vendido no Brasil)
** Máscara Ultraidratante Elseve Hydra-Max Colágeno

** Seda Restauração Instantânea
** Dove Dose de Recuperação Extrema
** Óleo Kérastase Elixir Ultime (esqueci de colocar na foto).

O shampoo Elseve é um pré-shampoo que oferece limpeza profunda, abrindo as cutículas do fio, o preparando para receber os tratamentos. Como máscara de hidratação, comprei a Elseve Hydra-Max Colágeno, que é um creme ultraidratante indicado para cabelos cacheados. Como máscara de nutrição vou usar o condicionador Pantene Smooth & Sleek que possui óleo de Argan em sua composição, juntamente com um pouco do óleo Elixir Ultime da Kérastase. Já na parte de reconstrução, vou usar a máscara Seda Restauração Instantânea juntamente com a Dose Recuperação Extrema da Dove. Para finalizar, comprei o Creme finalizador Cicatri Creme da Elseve para ser usado nos dias de Hidratação e Nutrição e o Tratamento Termo-Ativado Keratin Intense da Tresemme para usar junto nos dias de Reconstrução.

Daqui uma semana eu volto para comentar como estão indo os resultados com o Cronograma 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *