Cada vez mais estamos percebendo a importância dos nossos cuidados com a pele – algumas de nós já estamos passando horas procurando hidratantes que não irão entupir os poros e tônicos que juram que nos dará a pele radiante que tanto desejamos. Mas quando se trata de produtos de limpeza, nos tornamos muito menos exigentes. Vamos escolhendo nos baseando na marca, embalagem ou na propaganda.

Precisamos começar a entender que os produtos de limpeza são realmente tão importantes quantos os demais itens de cuidados com a pele, porque dependendo do tipo de limpador, o impacto dele sobre a nossa pele pode ser desastroso! Nós todos sabemos quanto tempo usamos para conseguir entender os nossos hidratantes, bem, o processo deve ser o mesmo com o seu limpador facial. Para torná-lo mais fácil para você, aqui estão algumas dicas para que você possa escolher o melhor especificamente para o seu tipo de pele:

IMG_4576

Gel de limpeza                                         

Melhor para: pele mista / pele oleosa / pele com acne

Fórmulas em gel são transparentes com uma consistência mais grossa e são incríveis para uma limpeza profunda. Esse tipo de limpador consegue limpar poros entupidos, remover o excesso de oleosidade sem agredir a pele e muitas fórmulas também possuem ingredientes antibacterianos que são perfeitos para acalmar a pele com acne. Apesar de não ser divulgado, você ainda pode usar alguns limpadores em gel como uma máscara, apenas deixando-os em sua pele por alguns minutos e depois lavando.

Cuidado com: ingredientes fortes que podem excessivamente tirar a barreira de proteção da pele. Se você tem a sensação de repuxamento depois de usar um gel de limpeza, significa que ele possui fórmula muita agressiva para a sua pele.

Os melhores ingredientes: alfa hidroxiácidos (AHA), ácido glicólico, Tea Tree Oil, Hamamélis.

Creme de limpeza

Melhor para: pele seca / pele sensível / pele com sinais de envelhecimento

Limpadores em creme são possuem fórmula grossa, densa e extremamente hidratante, enquanto eles também são ótimos para remover a maquiagem devido à forte consistência. A consistência rica significa que eles são menos espumosos, e, como resultado, não vão ressecar sua pele. Se você costuma usar maquiagem pesada, é melhor remover a maquiagem primeiro água micelar e depois terminar com seu limpador em creme. Algumas fórmulas até indicam de serem aplicadas sobre a pele seca, com o auxílio um algodão – neste caso, é melhor usar um tônico depois para garantir que nenhum resíduo foi deixado em sua pele.

Cuidado com: Alguns limpadores em creme pode entupir os poros, por isso é preciso olhar os rótulos que dizem não-comedogênico, pois isso significa que o produto foi testado especificamente para isso e não irá entupir os poros.

Os melhores ingredientes: vitamina E, jojoba , manteiga de karité .

Espuma de limpeza

Melhor para: pele oleosa / pele com acne

Limpadores em espuma geralmente vêm com um dispensador de bomba e são perfeitos para se livrar de maquiagem e remover sujeira e óleo, mas se a sua pele tende a ser seca, é melhor ficar longe de produtos de limpeza em espuma. Há um pouco de controvérsia em torno de limpadores em espuma, pois alguns acreditam que eles não fornecem uma limpeza apropriada, mas eles são uma ótima opção para as peles oleosas. pois esse tipo de pele precisa de umidade também!

Cuidado com: Verifique os ingredientes e certifique-se de evitar o sulfato de sódio, pois esse ingrediente pode irritar a pele.

Os melhores ingredientes: óleo de Tea Tree, ácido salicílico, ácido glicólico e peróxido de benzoíla.

Óleo de limpeza

MELHOR PARA: pele seca / pele sensível / pele com eczema / remoção de maquiagem

A teoria dos limpadores em óleo é que óleo atrai óleo. Então, quando você massagear um limpador em óleo em seu rosto, os óleos da fórmula irão atrair a oleosidade da sua pele, assim como qualquer óleo de maquiagem e sujeira, e quando enxaguar sua pele todo o óleo será removido junto. Um limpador em óleo é uma maneira muito suave de remover a sujeira de sua pele e não entupir os poros, porque ele não penetra na pele, ele apenas remove  as impurezas. Eles também irão equilibrar e manter o pH natural da sua pele, evitando que a sua pele produza excesso de óleo. Outro benefício são os óleos naturais antibacterianos e que possuem antioxidantes que ajudam a melhorar a textura da pele, mantendo o nível de umidade natural.

Cuidado com: Se você tem pele com acne, procure produtos de limpeza com glicerina  entre os ingredientes ou silicone, assim como produtos que sejam não-comedogênicos. Tente evitar parabenos, petrolatos e  laurel sulfato de sódio (SLS).

Os melhores ingredientes: semente de uva, óleo de amêndoas, óleo de semente de girassol, óleo de argan, chá verde, vitamina E.

Leite de limpeza

Melhor para: pele seca / pele normal / pele sensível / pele com sinais de envelhecimento

Essas fórmulas extra-suaves são uma emulsão de óleos e água e textura sedosa. Leite de limpeza não faz espuma, mas ele se dissolve a sujeira, maquiagem e oleosidade com o auxílios dos óleos da formulação. Isto o torna extremamente hidratante, pois não irá limpar a sua pele com produtos agressivos e é ótimo para a remoção de maquiagem. A maioria das fórmulas devem ser massageadas na pele em movimentos circulares e serem retiradas com o auxílio de um algodão porque os limpadores em leite são uma emulsão, só a água não irá removê-los.

Cuidado com: Se você usar maquiagem pesada, é melhor usar uma espuma ou gel limpador primeiro e seguir com um leite de limpeza. Esta técnica de limpeza dupla irá garantir o seu rosto livre de maquiagem e o passo final irá garantir uma pele macia e hidratada.

Melhores ingredientes: pepino, óleo de arroz,  vitamina E, ácido hialurônico  .

Água Micelar

Melhor para: pele sensível / pele com acne / pele normal

Esta criação francesa é uma alternativa super sensível para produtos de limpeza tradicionais. A fórmula se assemelha à da água, mas contém pequenas moléculas de óleos (micelas) suspensas. As micelas trabalham atraindo ais sujeiras, maquiagem e oleosidade. Para usar, molhe um chumaço de algodão em água micelar e limpe cuidadosamente toda a sua pele – não é necessário esfregar, pois a fórmula atrai as impurezas. A fórmula não contém química agressiva, é hidratante e se você usa maquiagem pesada, ela pode ser usada como uma alternativa suave para os tônicos.

Cuidado com: Nada! Esta fórmula é ideal para todos os tipos de pele e faz um passo perfeito para uma rotina de limpeza dupla. Use antes de seu limpador escolhido para remover a maquiagem ou depois de remover o excesso de resíduo, como um tônico.

Os melhores ingredientes: Algumas fórmulas contêm mais benefícios como vitaminas, água de rosas, óleo de hibisco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dicas de limpeza:

Agora que você já sabe que limpador você deve usar, aqui está como você pode obter o máximo do seu limpador:

  • Se você usar maquiagem pesada use o método de limpeza dupla. Primeiro remova sua maquiagem com água micelar, uma espuma ou gel de limpeza, e então siga com um agente de limpeza adequado para o seu tipo de pele. Siga com um tônico ou água micelar.
  • Sempre use água morna para lavar o rosto. Estudos têm demonstrado que a água quente pode ressecar a pele, aumentando a probabilidade de irritar sua pele, e até mesmo causar danos aos seus vasos capilares faciais e na função de barreira da superfície da pele. Uma vez que seu rosto está limpo, use um esguicho de água fria para fechar os poros.
  • Sempre hidrate a pele após a limpeza. Isto é particularmente importante durante a noite, mesmo se você tem pele oleosa ou com acne, pois seu rosto perde mais umidade durante a noite do que em qualquer outro momento do dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *