Sou daquelas pessoas que nunca tiveram coragem de sair sem maquiagem graças à acne hormonal. A danada sempre está no seu rosto e costas, por mais cuidados que você tenha na alimentação e com cosméticos. Sabe aquela espinha dolorida que aparece dias antes da menstruação no queixo e/ou bochecha? Pois é, essa é a acne hormonal. Normalmente se consegue uma certa melhora na aparência com o uso de anticoncepcional, mas desde 2016 que eu decidi parar com esse tipo de remédio e sim, a minha pele teve fases de ficar toda tomada de espinhas, até em regiões que eu nunca tive, como testa e pescoço (e como essas do pescoço são doloridas!).

Já estava cansada de gastar dinheiro com cosméticos e dermocosméticos e resolvi pesquisar uma maneira mais natural para controlá-las, seguindo a ideia de que a limpeza da pele deve começar de dentro para fora para realmente funcionar. Acabei me deparando com o texto de uma blogueira espanhola que dizia que viu mudanças na pele ao utilizar as cápsulas de óleo de Ômega 3 derivado de Anchovas. Como o produto que ela indicou,  Omega Brilliance da Bodyism não é comercializado no Brasil, resolvi procurar em marcas nacionais por produtos que fossem parecidos e tentar a sorte de que funcionassem.

Além do óleo de Anchovas, encontrei também dicas sobre o óleo de Groselha Negra e o consumo de óleo de Prímula (rico em ômega 6) em combinação com o óleo de Linhaça (rico em ômega 3). É importante destacar que o consumo equilibrado de ômega 3 e ômega 6 é que faz bem para a pele. Uma dieta rica em Ômega 6, mas pobre em Ômega 3 aumenta a inflamação, enquanto uma dieta que inclui quantidades equilibradas de cada um reduz os quadros de inflamação no corpo. Por isso, se for utilizar um óleo rico em ômega 6 deve consumir óleo rico em ômega 3 junto.

Primrose-1

O óleo de prímula (primrose) é um óleo extraído das sementes da flor ou planta com o mesmo nome, a prímula, originária da América do Norte. Este óleo é extremamente benéfico para a saúde do corpo humano, sendo capaz de aliviar os sintomas da TPM (a famosa tensão pré-menstrual), diminuir a perda de cabelo ou pelos, aliviar e tratar acnes. A suplementação com óleo de prímula (1,2g), duas vezes ao dia, durante 12 semanas,  contribui para melhorar a hidratação da pele, bem como a elasticidade, firmeza e resistência a rugosidade e fadiga. Isso acontece porque o GLA (ácido gama linolênico) presente no óleo de prímula é um ácido graxo condicionalmente essencial para a nossa pele, melhorando sua função e sua estrutura.

use-of-linseed-oil

óleo de linhaça é rico em ômega 3, sendo que nenhuma outra planta contém quantidades tão elevadas. Age como um anti-inflamatório natural, auxiliando a desinflamar e acalmar a pele. O ômega 3 abundante no óleo de linhaça pode contribuir para o crescimento saudável do cabelo, aumentando a hidratação e brilho dos fios e também ajuda a nutrir as unhas secas ou quebradiças.

Depois dessas explicações, já devem ter percebidos que resolvi testar a combinação de prímula + linhaça. Comecei o consumo no início de setembro, tomando religiosamente todos os dias 2 cápsulas no almoço e 2 no jantar (1 de prímula + 1 de linhaça). Depois de 1 mês e meio resolvi vir aqui contar para vocês que a mudança realmente acontece e que eu nunca estive com a pele tão limpa! E ainda consegui o bônus de ganhar unhas fortes e sem descamação. No cabelo não vi diferenças, pois sempre tive o cabelo com aparência de saudável, mas acho que se o meu fosse mais ressecado, também teria dado diferenças.

22664288_1868239940157823_1877537555_o

Comprei as minhas cápsulas em casa de produtos naturais. Para quem é de Santa Cruz do Sul, foi na Prá Vida. Como eles tem linha própria, paguei menos de R$30 nos dois potes (90 cápsulas em cada). Se pesquisarem pela internet, verão preços abusivos por esses mesmos óleos.

EDITADO:

Recebo muitas mensagens e comentários perguntando da dose diária. A quantidade diária para que funcione precisa ser de 2000mg de óleo de linhaça e 1000mg de óleo de prímula. Por isso é importante você verificar qual é a dosagem que vem na cápsula que você comprar.

As cápsulas que eu tomo (essas que aparecem aqui no post) possuem a de linhaça 1000mg cada cápsula e a de prímula 500mg cada cápsula, por isso eu preciso tomar 2 cápsulas da de linhaça e 2 da de prímula por dia, para fechar a dosagem que mencionei antes.

Pode ser que em vez de vir escrito 1000mg na embalagem de linhaça venha escrito apenas 1g e na de Prímula em vez de 500mg venha 0,5g. É a mesma coisa, apenas usaram a conversão de miligramas para gramas.

Então relembrando: A QUANTIDADE DE CÁPSULAS QUE VOCÊ IRÁ TOMAR POR DIA DEPENDERÁ DE QUANTOS mg SÃO AS CÁPSULAS QUE VOCÊ COMPRAR. TOME A QUANTIDADE QUE PRECISAR ATÉ FECHAR AS 2000mg DE LINHAÇA E AS 1000mg DE PRÍMULA.

EDITADO 2:

Quem me indicou o consumo da vitamina C primeiro foi o meu otorrino, mas para ajudar o sistema imunológico. Depois, conversando com uma nutricionista, ela comentou sobre os benefícios da vitamina C para a pele. Não deu outra: fui pesquisar sobre essa vitamina e vi que estava era perdendo um tempo precioso em não tê-la colocado ainda no meu consumo diário!

Ela possui uma ação antioxidante muito forte, tanto usada por via oral quanto tópica. Existem até pesquisas mostrando que a ingestão da vitamina C ajuda na produção do colágeno e beneficia a luminosidade da pele, devido a sua ação inibidora de formação de melanina – pigmento que dá cor à pele e, muitas vezes, forma manchas no corpo.

Além disso, a  vitamina C é capaz de auxiliar na redução das cicatrizes causadas por acnes. Isso ocorre devido ao poder da vitamina C de acelerar o processo, ajudando na recuperação e regeneração da pele.

A vitamina C pode ser usada em prol do bem estar da pele através da alimentação, de comprimidos/cápsulas e através de cremes, tônicos e loções. É importante verificar o tipo de vitamina C que você está usando. O ativo só terá alta ação antioxidante e promoverá todos os benefícios se estiver em sua forma pura. Basta verificar se em sua composição tem o ácido L-ascórbico, a forma mais pura da vitamina C.

EDITADO 3

Vou deixar aqui links que me ajudaram sobre essa questão da combinação da Linhaça + Prímula.

Acne hormonal e outros sintomas da TPM: https://bit.ly/2ILoiwW

Una posible solunión al acné hormonal: https://bit.ly/2sb5dZY

Ômega 3 e 6 combatem a acne: https://bit.ly/2ktlV3r

Ask a Derm: can a evening primrose oil really stop adult acne? https://bit.ly/2ktBGr9

22 Comments on Dica natural para combater a acne hormonal

  1. Juliana
    11 de fevereiro de 2018 at 13:46 (4 meses ago)

    Oii, eu sofro bastante com acne hormonal, acho que vou comprar as capsulas e testar. vc toma sempre? Ou só por um certo período? OBG!

    Responder
    • mischaefer
      17 de fevereiro de 2018 at 10:55 (4 meses ago)

      Oi Juliana! Eu prefiro tomar sempre, mas li sobre gurias que tomam somente durante 15 dias antes da menstruação.

      Responder
      • Cintia
        26 de maio de 2018 at 12:16 (4 semanas ago)

        Olá!!!!! Excelente post! Comprei faz uma semana, já estava com a pele bem inflamada pela proximidade de início do ciclo, com acne hormonal cística no queixo, pescoço e dessa vez nariz… Em uma semana elas secaram. Usando 2 cápsulas de prímula+ 2 de linhaça. Agora é cuidar das manchas

        Responder
        • mischaefer
          26 de maio de 2018 at 13:33 (4 semanas ago)

          Oi Cintia! Fico feliz em saber que está funcionando com você! Bjs

          Responder
  2. Bruna Maria
    9 de março de 2018 at 16:27 (4 meses ago)

    Você costuma parar por um período? ou você toma regularmente desde o post? Muito obrigada pela informação viu? Comecei a tomar e estou adorando e olha que ainda nem tem um mês!

    Responder
    • mischaefer
      12 de março de 2018 at 10:19 (3 meses ago)

      Oi Bruna! Eu acabei dando uma pausa porque estava tomando outros remédios, mas já vi a diferença na minha pele (para pior) e retornei a tomar diariamente.

      Responder
  3. Rayssa
    2 de abril de 2018 at 16:11 (3 meses ago)

    São 4 cápsulas de cada ou 2 de cada?

    Responder
    • mischaefer
      2 de abril de 2018 at 18:12 (3 meses ago)

      Oi Raíssa! São 2 cápsulas de cada.

      Responder
      • Adaiane
        24 de abril de 2018 at 14:57 (2 meses ago)

        Mas 2 cápsula de linhaça e outras 2 de prímula, totalizando 4 por dia?

        Responder
        • mischaefer
          24 de abril de 2018 at 15:26 (2 meses ago)

          Sim. O importante é que a quantidade de óleo de Linhaça seja de 2000mg dia e a de óleo de Prímula seja de 1000mg, por isso que precisa verificar quanto vem em cada cápsula que você comprar. Essa que eu mostro na postagem vem com 1000mg a de Linhaça e 500mg a de Prímula, então tomo 2 de Linhaça e 2 de Prímula para fechar a quantidade/dia.

          Responder
  4. mallu
    8 de abril de 2018 at 21:41 (3 meses ago)

    graças ao seu post e o post de outro blog, comecei a tomar esses dois, amanhã faz uma semana que comecei e a diferença já é gritante, a pele tá mais seca e a vermelhidão desapareceu… algumas pequenas espinhas nascem mas nada perto de como estava antes, espero que ao longo desse tratamento elas diminuam mais e mais e que esse realmente seja o fim das minhas espinhas… pra quem tem espinhas desde os 12 anos, tomou Roacutan e não resolveu sabe como é o desgosto. agradeço de coração <3

    Responder
    • mischaefer
      12 de abril de 2018 at 09:39 (2 meses ago)

      Fico feliz que esteja dando certo, Mallu! É algo tão simples, mas pouco divulgado. Em mim também ainda nascem algumas, mas eu noto a diferença para quando não estou tomando.

      Responder
  5. how to get rid of dark spots from acne
    10 de abril de 2018 at 14:47 (2 meses ago)

    Thank you for such a nice article. I will link back
    from my blog to your article. I would like to add a point as well.

    Using a warm moist towel on the face and neck before you start shaving could help to prevent acne.

    Responder
  6. Rayane
    13 de abril de 2018 at 12:35 (2 meses ago)

    Olá meninas, tomei Diane 35 por 10 anos que mantinha minha pele maravilhosa, na vdd foi a única coisa que fez eu ter uma pele saudável porém sofria com enxaquecas e enjoos. Minha pele está muito feia que estou sem vontade de sair de casa, hj começo a tomar os óleos e conto minha experiência daqui a algumas semanas. Obg pela dica.

    Responder
    • mischaefer
      17 de abril de 2018 at 19:21 (2 meses ago)

      Oi Rayane! Eu tomei Yaz durante (quase) 10 anos e ele também mantinha a minha pele ótima, mas decidi parar com ele e a minha pele ficou horrível! Espero realmente que a combinação dos óleos lhe ajude também! Mas digo para esperar no mínimo dois meses para ver os resultados. Eu sei que sempre esperamos tudo rapidamente, mas esse é daqueles casos que precisamos de paciência pros resultados aparecerem. Bjs

      Responder
  7. Adaiane
    28 de abril de 2018 at 12:10 (2 meses ago)

    Ja fiz duas vezes tratamentos com Roacutan e não deu certo, tenho certeza q meu problema é hormonal. Comecei a tomar as cápsulas de óleo de primula e linhaça dia 10/04 e desde então tem saído bastante acne. Estou com meu rosto pipocado e gostaria de saber se de alguém aconteceu o mesmo antes de verem melhora no rosto. PF no aguardo!

    Responder
    • mischaefer
      29 de abril de 2018 at 18:21 (2 meses ago)

      Oi Adaiane! Espera pelo menos 2 meses de uso contínuo para ver se a combinação de óleos funcionará com você. Ainda é cedo para ter certeza se irá ou não funcionar. Pode ser sim uma reação do seu corpo antes de melhorar, mas isso só o tempo dirá.

      Outras dicas que posso te dar são a de cortar todos os lácteos e derivados para ver se ajuda no controle da acne (existem pessoas que os produtos lácteos desencadeiam as crises e em mim eu noto essa diferença) e a de consumir o Di-Indol Metano (DIM) que pode ser adquirido em cápsulas ou naturalmente através do consumo de 150g de brócolis por dia, 15 dias antes da menstruação.

      Já li relatos de gurias que conseguiram melhorar fazendo a combinação dos óleos de prímula, linhaça, consumindo o DIM e cortando os lácteos. Talvez tente para ver se melhora o aspecto da sua pele. Depois volta aqui para contar se funcionou.

      Responder
  8. Marina
    7 de maio de 2018 at 01:13 (2 meses ago)

    Eu posso tomar 2000mg de omega 3 em óleo ao invés do óleo de linhaça?

    Responder
    • mischaefer
      26 de maio de 2018 at 14:28 (4 semanas ago)

      Oi Marina! Pode sim. O efeito será o mesmo.

      Responder
  9. Ana Clara Sampaio Camba
    26 de maio de 2018 at 13:56 (4 semanas ago)

    Olá! Como você descobriu que a quantidade seria 2000mg de óleo de linhaça?? Nas embalagens sempre vejo sendo recomendado apenas 1 capsula de 1000mg por dia!

    Responder
    • mischaefer
      26 de maio de 2018 at 14:17 (4 semanas ago)

      Oi Ana! Nas cápsulas que eu compro vem escrito o consumo de 1-2 cápsulas por dia. Eu consumia uma e o efeito não apareceu. Comecei a consumir duas e vi a mudança. Fui pesquisar e acabei me deparando com blogs estrangeiros e um brasileiro que comentava sobre a combinação de linhaça e prímula e o consumo de 2000mg, o que fechava com a quantidade que eu estava consumindo.

      Responder
      • Ana Clara Sampaio Camba
        26 de maio de 2018 at 17:34 (4 semanas ago)

        Entendi.. muito obrigada!!!

        Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *