Dezembro se aproxima e com elas as festas de final de ano, época que é comum desejar e até gastar a mais sem pensar muito. É tanto lançamento de produtos, promoções e facilidades que acabamos por adquirir cosméticos que na verdade não estamos precisando.

Eu estou numa fase de tentar diminuir ao essencial os meus cosméticos (menos perfumes #abafa) e isso me fez pensar em como podemos evitar compras desnecessárias. Quantas vezes desejamos algo, compramos pela internet e depois veio a decepção? Abrimos o pacote e nos deparamos com um item que não satisfez as nossas perspectivas? Isso é mais comum do que pensamos.

Vivemos numa época em que somos bombardeados por novidades, propagandas e blogs que nos fazem desejar cada vez mais itens que acabam ficando acumulados em nossas penteadeiras e armários. Será que vale mesmo a pena comprar aquele cosmético só porque é lançamento e achou a embalagem fofinha?

dior-holiday-2017-precious-rocks-collection-swatches-review

Comece a analisar se não é muito mais importante pensar não na qualidade do produto ou na marca, mas sim na necessidade de comprá-lo. Eu realmente preciso? Eu tenho em casa algo que seja parecido e/ou funciona da mesma maneira? Quantas vezes irei usá-lo? Existe alguma chance de eu me cansar em um mês? Eu já comprei um item desse estilo que eu parei de usá-lo em pouco tempo? Você precisa começar a se indagar dessa maneira, deixando um tempo razoável entre desejar o produto e comprá-lo.  Verá que em mais de 80% dos desejos serão apenas caprichos.

Quem segue o blog sabe o quanto eu adoro ir a Rivera/Uruguai. A cidade é o paraíso dos free shops, então acabo encontrando diversas marcas e produtos que normalmente não tenho acesso, seja porque a mesma não é vendida no Brasil ou o preço é muito alto. Com isso acabo desejando muitos itens sem necessidade e nas primeiras vezes acabei fazendo muitas compras supérfluas que acabei me arrependendo depois. Hoje para evitar isso, sempre pesquiso muito e levo uma lista dos itens que realmente preciso para não correr o risco de acabar comprando aquele batom que achei a cor maravilhosa, mas que na verdade tenho outros em casa no mesmo estilo.

Pensando bem antes de fazer compras desnecessárias você irá aprender que consegue sim comprar produtos melhores, pois não gastará mais 23736481 em diversos produtos que ficarão parados no armário, e investirá em um único produto que usará até o fim.

maxresdefault (1)

Não adianta ter 10 bases de R$20 reais se nenhuma te satisfaz. Se juntar o valor, poderá comprar uma única base de R$200 que dará o efeito que você necessita. Não estou dizendo que produto barato é ruim e que produto caro é bom, e sim que aprendendo a controlar os gastos desnecessários poderá comprar o que quiser, independente do valor cobrado. Então, cuidado com grandes coleções de maquiagem, mais cedo ou mais tarde, pode ser que olhará os produtos e pensará no exagero que se tornou.

Quando acessamos o Instagram, acabamos sendo bombardeados com fotos de mulheres lindas e com muita maquiagem. No fundo esse tipo de situação acaba sendo ruim, porque elas mostram suas peles maquiadas de maneira maravilhosa, mas impossíveis de serem reproduzidas na vida real. Sinto muito, mas duvido que alguém consiga mesmo aproveitar um evento com tanto produto na pele. É importante que se entenda que existe diferença entre a maquiagem social, que usamos na vida real, para essas maquiagens artísticas que só funcionam para fotos e filmagens e não como uma inspiração para a beleza.

Instagram-Drag-Queen-Makeup

As redes sociais e YouTube são muito prejudiciais, porque eles dão rédea livre para muitas meninas nos mostrarem uma taxa de compras impossíveis de imitar. Ver alguém apresentar uma coleção de 200 batons, sombras e 75150 delineadores, dizendo absolutamente que todo mundo precisa usá-los e que a compra foi muito útil é ridículo. O que não é dito é que muitas vezes, essas pessoas são colecionadores maquiagem, assim como existem colecionadores de selos, facas e discos de vinil.  Por isso jamais se deve comparar esse tipo de vídeo com o nível de compras que alguém no nível de usuário como nós temos. Cada um escolhe o tipo de coleção que se quer e colecionar maquiagem é sim um hobby como qualquer outro. Por isso é importante ver esses arsenais maravilhosas de beleza com certa distância e entender que para nós tudo isso serão compras desnecessárias.

ds3_7730a

Um conselho bem útil é o de se fazer um bom estoque de cosméticos. Escolha produtos que você sabe que funcionam com você. Um shampoo espetacular e outra para uso mais frequente, um hidratante para o dia e um óleo para a noite, uma loção corporal, uma fragrância sublime são suficientes para atender às nossas necessidades. Se eles são bons e estão funcionando para você, então não existe a real necessidade de comprar o último lançamento da marca X.

Se você quiser parar de fazer compras desnecessárias é preciso pesquisar fontes seguras e não com pessoas que estão sendo pagas para dizer que o produto é bom até ter certeza que realmente aquilo é para você. Saiba que cometerá alguns erros até encontrar os seus tesouros de beleza e isso é bem normal. Conscientize-se de que algumas marcas são uma garantia e não tenha medo de investir um pouco nelas, especialmente as que são vendidas em lojas de luxo. E a partir daí, você vai ver como seus custos começarão a diminuir significativamente… e as compras desnecessárias também.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *