Já me disseram uma vez que não existe nada a se invejar nas francesas, pois nós brasileiras somos superiores na questão da beleza e estética, mas eu discordo. Eu gosto de ler sobre diferentes culturas, tentando descobrir o que as mulheres de cada região do mundo tem como segredo de beleza. Sabiam que antes mesmo do óleo de coco cair na graça popular brasileira ele já era usado há muitos anos pelas taitianas? Apesar de consumirmos desde sempre a água de coco e a polpa do coco ralado, até poucos anos era difícil de se encontrar o óleo de coco para comprar. Eu mesma trouxe dois frascos de óleo de Monoi (óleo de coco com flor de tiaré) de Paris, pois o óleo de coco mesmo eu não encontrava na minha cidade com tanta facilidade e olha que estamos falando de final de 2015!

Falei isso para mostrar que todas as culturas possuem dicas especiais que podemos colocar no nosso uso diário. Claro que eu tenho um fascínio maior pelas francesas, mas também pesquiso sobre as gregas, italianas e indianas, mas isso ficará para um outro post.

Deixando alguns detalhes ruins (como o cigarro), a beleza da mulher francesa é uma categoria em si. Um conceito muito invejado e desejado,  tendo seu jeito único de tratar a pele e os cabelos, sendo que a aparência geral é algo que muitas mulheres no mundo deseja copiar. Já fiz alguns posts aqui no blog dando algumas dicas que as francesas seguem e hoje venho com mais 10.

1. Os tratamentos são mais importantes do que a composição.

1505315404-french-girl-hair-sarah-benziane

A coisa mais importante para a beleza francesa é a rotina de cuidados. Elas sempre investem em bons tratamentos e acreditam muito em spas e salões de beleza. Tudo isso para se obter a aparência mais natural da pele e do cabelo, em vez de comprar um monte de maquiagem e produtos que irão apenas camuflar os problemas.

Se pensarmos bem sobre isso, veremos que elas tem razão! Eu mudei muito nesse ponto nos últimos anos, dando mais prioridade na hora de cuidar do cabelo e da pele do que no tempo que gasto me maquiando e infelizmente a brasileira ainda não aprendeu isso.

Nós ainda vivemos na cultura que qualquer hidratante basta, que não temos tempo para hidratar bem a pele ou deixar aquela máscara capilar agindo. Além disso, crescemos com a ideia de que se a pele não ficar repuxando é sinal que ela não está limpa. Sim, eu sei que a maioria das brasileiras possuem a pele oleosa e gosta de senti-la matificada, mas aprenda que tudo isso acaba por agredir a nossa pele a longo prazo.

Quando foi a última vez que você usou uma máscara de hidratação em seu rosto? Sim, elas são indicadas para todos os tipos de pele, apesar de você achar que a sua pele oleosa deve receber apenas aquela máscara de argila que suga toda a oleosidade e a deixa sequinha. Todo esse cuidado anterior ajudará a rejuvenescer e relaxar a pele, exigindo menos esforços na hora da maquiagem, além de muitas vezes diminuir a quantidade de produtos utilizados. Além disso, no longo prazo, ajuda a tratar problemas de pele.

Além disso, as mulheres francesas fazem o máximo de cada ritual de beleza. Mesmo banhos são tratados como mais do que apenas uma sessão de esfoliação, porque elas gostam de adicionar óleos especiais, sais e ervas terapêuticas se possuem a oportunidade de utilizar uma banheira, para assim aumentar a eficiência do efeito do banho. Isso faz com que a pele melhore e fique mais saudável no geral.

Toda jovem francesa aprende que você precisa gastar com cuidados com as unhas diariamente usando esfoliantes e hidratantes que manterão a saúde das unhas e mãos em dia, em vez de tentar esconder seus problemas com esmaltes e afins. Uma base bem aplicada já será suficiente para ter unhas bonitas e apresentáveis.

2. Obtenha o máximo da natureza

Provence-we-play

Famosas por suas soluções caseiras, as mulheres francesas têm várias receitas para seus problemas de beleza. Estas variam de região para região. Por exemplo, muitas mulheres francesas fazem o uso de uma mistura contendo rum, mel, duas gemas de ovo e o suco de um limão para restaurar a força, brilho e vitalidade dos cabelos. Elas jamais se afastam dos remédios caseiros em prol de só utilizar itens industrializados.

Cada região tem seu segredo para manter a beleza da pele e cabelos, tudo dependendo de quais ingredientes elas possuem em mais abundância. Na região de Bretanha se usam algas, enquanto que na região de Provence, no sul, a lavanda é a mais utilizada.

3. Cuidado com a água

Essa não é uma dica muito comum para se usar no Brasil, mas conheço alguns lugares que possuem a chamada “água dura”, algo mais comum na França, onde a água que sair dos chuveiros e torneiras é inadequada para quem quer manter a pele e os cabelos bonitos. Antes de viajar a Paris, eu li sobre essa questão da água deixar cabelos e pele mais ressecados, mas achei que utilizando na higiene produtos fabricados na França, que os efeitos seriam menores. Ledo engano. Depois de 10 dias meus cabelos estavam mega ressecados, assim como a minha pele.

O segredo das francesas para evitar isso é utilizar apenas água termal, água micelar, água floral ou uma água de ervas para fazer a rotina de limpeza. A água termal e a água micelar já é encontrada facilmente no Brasil, apesar de ainda não ter caído na graça da população e ainda tem a outra parte que utiliza, mas de maneira errada. Não se surpreenda se você ver mulheres francesas tocar constantemente a sua pele com uma névoa de hidratação durante todo o dia. É a água termal ou alguma outra água vitaminada. Elas fazem isso para manter a hidratação da pele, já que isso ajuda a evitar descamação, irritação e desigualdade no tom.

4. Aperfeiçoe a sua base

violette-makeup-artist-vogue-beauty-1

As mulheres francesas não usam camadas e mais camadas e base ou escolhem produtos com acabamento pesado. Elas, no entanto, preparam muito bem a pele. Isso significa que você precisa dar muita atenção a etapa da limpeza e precisará massagear a pele até que ela mostre um glow natural, criando assim a base lisa e perfeita para receber a maquiagem.

Então, as mulheres francesas partem para a aplicação de um pouco de corretivo. Você nunca irá vê-las com produtos que deixem a aparência empoeirada ou craquelada. É, talvez, uma parte da sensualidade francesa para ser confortável o suficiente em sua própria pele ao renunciar ao uso da maquiagem exagerada.

5. Au naturel é o caminho a percorrer

beauty-2016-01-violette-french-beauty-main

As francesas acreditam que a composição final precisa parecer natural. Eles não são pessoas adeptas ao contorno da pele até as maçãs do rosto. Seus poros e veias visíveis fazem você parecer real e única. Um leve toque de cor nas bochechas dá ao rosto um ar natural e jamais esconda sardas com base, e deixe-as ser, o que faz parecer que acabou de voltar de um feriado.

Apesar de não serem fãs do contorno marcado, as mulheres francesas adoram usar sem moderação o bronzer para adicionar um brilho em pontos estratégicos onde normalmente somos bronzeadas pelo sol, como bochechas, têmporas, testa e topo do nariz. Para elas é muito importante ficar bem longe de coisas que “transformam” a si mesmas. Elas querem maquiagem para tornar suas aparências mais frescas, mas ainda iguais a elas mesmas de maneira natural.

6. Escolha um detalhe para destacar

french-beauty-feature

Enquanto as americanas e algumas brasileiras amam ter o rosto totalmente contornado, juntamente com os lábios destacados e os olhos no estilo Smokey, as francesas se concentram em apenas uma característica a se destacar. Isso ocorre porque elas tratam um lábio vermelho ou a maquiagem dos olhos no estilo Smokey como um acessório em si.

Quando criamos os perfeitos Smokey eyes e acabamos por destacar nossos lábios com um vermelho extravagante o que ocorre é que ninguém consegue notar o quão perfeito qualquer um desses foi feito, porque ambos se anulam de serem realçados, fazendo a coisa toda parecer inútil. A sensualidade de seu cabelo milimetricamente desarrumado receberá nenhuma atenção se você ainda colocar Smokey eyes e lábios vermelhos, porém se usados sozinhos, ele se tornará o destaque central.

É por isso que a escolha de um determinado recurso para destacar é o mais sensato a se trabalhar. Além disso, ele impede que se crie um olhar confuso. As mulheres francesas muitas vezes recorrem ao delineado gatinho acompanhado pelo batom vermelho, o que deixa toda a composição bonita e harmoniosa.

7. Seja um pouco desleixada.

maxresdefault

Dificilmente você verá uma mulher francesa se apresentar no Instagram com olhos marcados, boca destacada, pele impecável, bordas definidas com camadas de base e corretivo, a lá Kim Kardashian. Quando uma mulher francesa faz os olhos marcados estilo Smokey Eyes, ela realmente se compromete com o olhar rockstar glam desgrenhado, deixando as bordas levemente desconectadas e proporcionalmente borradas.

8. Perfume é tudo

7L3A2204

Considerando que os perfumes franceses são conhecidos como sendo da mais alta qualidade, não é uma surpresa que as mulheres francesas não saiam sem perfume. Para elas, perfume é uma parte fundamental de sua identidade.

Elas aplicam o perfume em sua pele de modo que se misture com o calor do seu corpo e desenvolva o seu próprio cheiro. Além disso, elas favorecem aromas obtidos a partir de flores reais, de origem natural, em vez de perfumes sinteticamente criados, tornando a experiência de usar perfume ainda mais luxuosa.

9. Abrace sua singularidade

DSC_0146

A cirurgia plástica pode ser uma ideia absurda para muitos de nós, mas é muito comum hoje em dia. Dizer que as mulheres francesas odeiam injeções para aumentar os lábios seria um eufemismo. É totalmente contra a ideia francesa de acentuar aquilo que nos diferencia. Para as francesas, a beleza de uma coisa é diretamente proporcional ao quão único é em comparação com o que está presente ao nosso redor.

Assim, os dentes separados são lindos. Suas olheiras são lindas. Suas sardas são lindas. As coisas que só você tem, e que em todos os outros faltam, são bonitas aos franceses.

No geral, as mulheres francesas são corajosas em sua atitude em relação à beleza, e não gostam de se esconder. Então, elas sempre utilizam a maquiagem de maneira que as torna com a aparência um pouco mais fresca ou mais ousada, mas não é algo que as faz parecer com outra pessoa.

10. Seja livre

Jess-Kirby-French-Girl-style-straw-tote-high-waist-jeans-stripe-tee

Nada de cabelos milimetricamente escovados, cachos super definidos ou cabelo super elaborado! Isso tudo são conceitos estranhos para as mulheres francesas. É fundamental que toda a sua aparência seja livre, leve e solta, sem problemas.

Mesmo que elas tenham colocado um monte de esforço, é muito importante que tudo pareça o mais natural possível. Penteados ou maquiagem que pareça esconder a sua personalidade e fazer parecer outra pessoa são nada do bom gosto das francesas. Tudo precisa ser ou pelo menos parecer prático, simples e natural.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *