Eu sou adepta do uso do óleo de coco na umectação capilar há mais de ano, porém eu usava o método da água quente + aplicação do shampoo antirresíduos 3x para retirar o óleo. Fazendo minhas pesquisas pela Internet, me deparei com uma sigla até então desconhecida para mim: UCPE (Umectar Condicionar Pausar Enxaguar).

O grande diferencial do método UCPE é utilizar condicionador ou um creme limpante para retirar o óleo em vez do tradicional shampoo. Para que isso funcione, é necessário que se aplique BASTANTE condicionador nas mechas e na raiz do cabelo e deixe agir de 20 a 30 minutos nos fios. Depois é só enxaguar bem e se achar necessário (sentir resquício de óleo) aplique mais um pouco de condicionador e enxágue, mas acredito que se fizer corretamente não será necessário reaplicar.

PASSO A PASSO DO MÉTODO UCPE: 

1 – Depois de aplicar óleo em todo o cabelo, deixe a umectação agindo nos fios por, no mínimo, duas horas;

2 –  Quando chegar a hora de retirar o produto, divida o cabelo em seções e aplique um condicionador de fórmula leve em todas as elas. Como a intenção é fazer o óleo se misturar com o produto para facilitar sua retirada, use uma quantidade generosa em cada mecha, sem economizar;

3 – Após aplicar o condicionador em todas as seções, deixe-o agindo nas madeixas de 20 a 30 minutos;

4 – Passado o tempo da pausa, enxágue o cabelo com bastante água, passando os dedos entre os fios para garantir que não fique nenhum resíduo. Se sentir que a quantidade que você usou anteriormente não foi necessária para eliminar toda a umectação, aplique mais um pouco de condicionador e lave as madeixas em seguida;

5 – Depois de se certificar que os fios estão bem limpos, tire o excesso de água com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão e penteie como de costume. Nessa lavagem, não aplique shampoo depois da retirada para que a limpeza mais profunda do produto não acabe prejudicando os benefícios do óleo no cabelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *