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A maioria das pessoas ficam inchadas, especialmente nos dias atuais, pois temos maus hábitos alimentares e uma dieta rica em proteínas, gorduras e açúcares.  A questão do inchaço atrapalha tanto a saúde quanto a questão estética. O objetivo deste post é ajudar em como você pode ficar menos inchada e como conseguir evitar que isso ocorra.

1. Tente se estressar menos

Um pouco clichê, mas é verdade. Sempre que você está estressado, algo acontece em seu corpo (eu não sou cientista, não posso explicar exatamente o quê), mas acabamos ficando mais inchados. Além disso, o estresse nos faz comer mais, o que nos deixa ainda mais inchados (comemos demais e mais rápido), então vale a pena pensar em se acalmar com a meditação e a atenção plena. Honestamente, isso ajuda.

2. Mude sua dieta

Se você ainda está se enchendo de alimentos processados, carne e laticínios, você pode se despedir do seu intestino regulado. Não, isso não é uma propaganda vegana. É biologia. Nossos intestinos não são de carnívoros, ou seja, não devemos comer carne e laticínios em excesso. É difícil quebrar e digerir os produtos de origem animais em grande quantidade.

Meu conselho é mudar para uma dieta saudável, baseada em uma maior quantidade de vegetais, mas faça essa transição gradualmente, de preferência ao longo de um ano, para que seu corpo possa se ajustar sem efeitos colaterais.

3. Coma devagar

Isso é algo que eu ainda estou aprendendo e acho que a maioria de nós precisa aprender, já que a maioria possui um ritmo rápido de comer e é difícil mudá-lo depois de adulto. Mas a velocidade com que você se alimenta contribui enormemente para o seu inchaço, principalmente porque coloca muita pressão sobre o sistema digestivo de uma só vez, e o ar engolido o enche como um balão.

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4. Não beba junto com sua comida

Muitos de nós estão acostumados a beber muita água, suco ou refrigerantes na hora de se alimentar, mas essa combinação não é boa e eu tenho certeza que você já ouviu isso antes. Pense desta maneira: seu ácido estomacal está lá para ajudá-lo a quebrar sua comida com eficiência. Se você diluir, fica mais difícil de digerir, além de pressionar o trato digestivo, deixando-o inchado e necessitando que o estômago crie mais ácido e a digestão demore mais tempo para se realizar.

Além disso, se você ingerir muitos líquidos, ficará muito inchado pelo corpo, retendo todos os fluidos quando estiver concentrado no processamento dos alimentos que está ingerindo. Espere 30 minutos antes ou depois da refeição de tomar uma bebida.

5. Tenha cuidado com alimentos ricos em fibras

Quando você come alimentos ricos em fibras, como brócolis e couve-flor, ou uma refeição vegana, você provavelmente se sente realmente saudável e espera ter um estômago liso devido à refeição de baixa caloria. Mas sabia que se você não está acostumado a uma dieta rica em fibras, seu estômago pode ficar tão inchado e causar outros efeitos colaterais como gases, diarreia, etc? Se você tem comido alimentos processados e produtos de origem animal por toda a sua vida, então você vai trocar rapidamente por alimentos extremamente ricos em enzimas que seu corpo não reconhece muito bem – obviamente, haverá problemas!

Encorajo todos vocês a comerem o maior número possível de legumes, frutas e vegetais crus, mas tenha uma coisa em mente: você não pode fazer mudanças extremas de um dia para o outro! Precisa de uma introdução gradual, então você deve ir devagar. Frutas e vegetais são extremamente ricos em fibras, e isso tem um efeito direto em sua digestão de uma maneira negativa quando você não está acostumado com isso. Mas torna-se positivo uma vez que você tenha as enzimas e bactérias certas para digeri-lo corretamente. Apenas dê tempo para eles se desenvolverem em seu intestino, e você não terá nenhum problema. Cultivar uma microflora exuberante no trato digestivo é a solução para todos os problemas estomacais.

6. Evite comer qualquer coisa que te faça inchar

Então, além de alta fibra, você tem outros fatores que provocam o inchaço. Bebidas gasosas, adoçantes artificiais, alimentos processados, trigo/glúten, açúcar, amidos, feijão, certos legumes, vegetais crucíferos, cebola ou alho cru, álcool (cerveja em particular), laticínios, carne, etc.

Uma boa ideia é ficar de olho quando você se inchar e tentar investigar a causa. Mantenha uma nota das coisas que você sabe que te fazem inchar e ver se eliminá-los funciona para manter seu estômago liso.

7. Goma de mascar/chicletes

Queremos ter o hálito fresco, mas acabamos engolindo tanto ar quando mastigamos chiclete, resultando em um estômago inchado. Os adoçantes artificiais não ajudam, contribuindo para as sensações de inchaços.

O melhor conselho que posso dar é usar um spray para a boca ou cuidar da sua higiene bucal e da ingestão de alimentos a um nível elevado, o que significa que você não precisará mascar chiclete.

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8. Combinação de alimentos

Você sabia que existem muitos alimentos que você deve ser cauteloso com a forma como você os combina quando come? Nós tomamos como certo que nossos corpos são como uma lata de lixo. Podemos jogar o que quer que seja, em qualquer tipo de mistura, pelo ralo e esperar sentir-nos bem.

Existem muitas regras de combinação de alimentos para estudar e memorizar para não deixar seu sistema digestivo se deteriorar. Uma vez que seu estômago fica irritado, é quando você ficará inchado.

Alguns exemplos de combinações de comida que não dará certo:

Melão: não pode ser comido com qualquer outra fruta ou comida, deve ser comido sozinho.
Proteína + proteína: coma seu frango e feijão, e você dá ao seu corpo o dobro de proteína a ser quebrada.
Frutas: deve sempre ser consumida sozinha e nunca combinada com comida. Não há problema em comer frutas depois de digerir todos os outros alimentos.

Pesquise sobre “combinação de alimentos” no Google para obter a lista completa. 

9. Comer demais

Nosso estômago é um músculo elástico, mas é do tamanho de um punho fechado. Então imagina o enchendo em excesso? O que irá ocorrer? Inchaço basicamente. Alguns de nós não sabem que as porções que comemos são grandes demais, pense nisso.

Divida suas refeições em porções menores e mais vezes por dia. Coma com mais frequência. Apenas reduza sua ingestão de alimentos, e você notará seu inchaço diminuir.

10. Jejum Intermitente

Esse é um tópico que causa discussão, mas como funciona comigo, acredito que a dica seja válida. Quando estou sofrendo com dores de estômago e inchaço dias seguidos e nada resolve, recorro ao jejum intermitente, basicamente dando um tempo ao meu sistema de digestão por não comer nada por 18 horas (minha janela comendo é entre 12 e 18 horas) – a mágica sempre acontece

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